Calibração de balanças

Calibração de balanças: Termos e orientações para garantir segurança e precisão em suas balanças para seu mercado interno e externo.

A calibração é um conjunto de procedimentos com o objetivo de dar maior precisão aos resultados obtidos na balança, usando como referencia os pesos-padrão que são utilizados para fazer uma comparação quantitativa entre o peso real e o indicado pelo equipamento.

Dynatec: Oficina Tecnica Autorizada em Manutenção e Reparo de Balanças

Temos Autorização INMETRO n°10000175 (https://servicos.rbmlq.gov.br/Oficina?uf=SP) para fazer o ajuste de variações de pesagem (denominado de escala, que podem ser simples, dupla ou tripla) após cada assistência. Além disso, nossa licença com INMETRO é renovada anualmente. Emitimos também o Certificado de Conformidade utilizando pesos-padrão rastreados na RBC e verificados periodicamente pelo IPEM (INMETRO).

Esse Certificado de conformidade é um documento que atesta a realização periódica de ensaios técnicos obrigatórios pela Portaria INMETRO 236/94 (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/rtac000180.pdf) que rege a fabricação o uso e a manutenção do funcionamento de cada balança, nos ensaios, são utilizados como instrumentos de comparação os pesos padrão reconhecidos nacionalmente.

Pesos-padrão rastreados na RBC: Rede Brasileira de Calibração

Somos parceiros da RBC há 22 anos na certificação dos nossos pesos-padrão, insumo básico e fundamental para o ajuste da escala de pesagem de balanças em serviços de manutenção corretiva ou preventiva e na emissão do certificado de conformidade. A RBC é formada por empresas com laboratórios aprovados no processo de acreditação pelo INMETRO, para os serviços de ensaios e certificação de pesos-padrão. Esta acreditação não é definitiva e deve ser renovada periodicamente, pois é um procedimento voluntário, não fiscalizado pelo IPEM, mas que reconhece a competência dos laboratórios nas avaliações da conformidade. A calibração efetuada pela RBC não isenta o instrumento do controle metrológico estabelecido em legislação.

É importante saber que esses pesos-padrão reconhecidos nacionalmente são massas ajustadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria INMETRO 233/94 (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000178.pdf), com base na OIML R 111 – Organização Internacional de Metrologia Legal.

Controle metrológico estabelecido em legislação

As empresas fabricantes de pesos-padrão autorizadas pelo INMETRO, através de seu órgão fiscalizador presente em cada estado o IPEM, seguem obrigatoriamente as normas da portaria 233/94 no processo de fabricação, cada peso-padrão é fiscalizado em fabrica antes de ser enviado ao cliente consumidor e recebe um Certificado de Verificação inicial, que tem validade de 02 anos e deve ser submetido então a uma Verificação Periódica em laboratório do IPEM.

Ligue agora e garanta o melhor serviço de calibragem e manutenção do mercado!

.